Estupidologia s. f. - Ciência que estuda a auto-repressão voluntaria da razão e dos sentimentos; interesse pragmatico-investigativo pelos non-sense da vida em colectividade; teoria matemática que defende existir uma relação de proporção directa entre a sensação de felicidade e a acção de mecanismos primários do homem; designação do maior, mais antigo e poderoso lobbie do mundo; empresa familiar de farturas; nome de um blog

segunda-feira

Expressões muito úteis do português

«É naquela» - essa expressão

Após várias semanas de intenso debate, estupidólogos de todo o mundo lusófono foram peremptórios: não há expressão do Português mais cheia de significado - diria mesmo, a transbordar de significado - que «é naquela». Exemplifiquemos:

«Pá, tipo, eu até ia lá dizer-lhe "olá" pá, mas era memo só naquela, tazaver?»

ou...

P: «Será que a subida do preço do petróleo vai afectar as taxas de juro?»
R: «Tipo ya, mas tipo não porque o Banco Central Europeu tipo era naquela.»


Ainda assim, subsiste uma dúvida, que foi levantada não apenas por semiólogo-estupidólogos lusófonos, mas também por tradutores, escritores e intelectuais das mais diversas proveniências: o que quererá dizer «é naquela»???

Foi a questão em cima da mesa no MMCXLVII Congresso Estupidológico que teve lugar na estação de metro do Colégio Militar, ali antes do Bingo como quem vai para o Colombo mas no sítio onde se costumam vender pipocas.

Eis algumas das nossas propostas de interpretação:

1. Será Um nome próprio moçambicano?

«Énákéláh! ôndi 'tá? Ândá cá qui pricisu vócé pá trábalhá!!»


2. Será um partido?

Elite Nómada da Arrentela Que Usa Evax ou Lindor Anatómico


3. Será o nome de uma nave?

Base:
Enakêla 24, are you ready for take of? Over...
Énakêla 24, do you read me?? Over...


Spaceship
This is Enakêla 24. All systems go. Ready for take of. Over now.

O mistério permanece. Alguém sabe o que quer dizer? Em caso de resposta afirmativa, queiram por favor contactar-nos para estupidologia@hotmail.com.

Enfim, partilhamos as nossas teorias mesmo naquela, percebes? É que - pá - isto de conjecturar interpretações é algo que se faz naquela.
Se não souberes, ... tipo, ... deixa lá. É naquela, tazaver?

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blogue