Estupidologia s. f. - Ciência que estuda a auto-repressão voluntaria da razão e dos sentimentos; interesse pragmatico-investigativo pelos non-sense da vida em colectividade; teoria matemática que defende existir uma relação de proporção directa entre a sensação de felicidade e a acção de mecanismos primários do homem; designação do maior, mais antigo e poderoso lobbie do mundo; empresa familiar de farturas; nome de um blog

quinta-feira

Filosofia Contemporânea IV - R. Cotilho e a Teoria Piadológica

Margem Sul: mais um académico, mais um filósofo, mais um pensador. R. Cotilho é um piadólogo em fase de profissionalização que partilha agora com o mundo paralelo da internet a sua visão da Piada - da Piada em abstracto.

R. Cotilho, um conceituado piadólogo português, aborda a problemática da Piada de forma empírica. Para tal, procede a uma recolha exaustiva dos momentos altos - diria mesmo, dos momentos «zen» - do seu dia em termos humoristico-piadológicos.

R. Cotilho confessou de resto ao www.estupidologia.blogspot.com ser um fã da chamada piada-charã.

«Estupidologia - R. Cotilho, boa noite, gostaria de começar por lhe perguntar o que é a piada-charã.

R. Cotilho - Boa noite. Antes de mais, obrigado pelo convite. Simples, a sua questão. Passo a ler um excerto da minha mais recente publicação, «Piadologia, hoje e ontem», da editora Turkié, a quem desde já agradeço pelo apoio à ciência piadológica.

Piada-charã: s. f: conteúdo de comunicação que provoca alterações neuro-psicológicas momentâneas no interlocutor e que se manifestam através da retracção das faces do rosto, acompanhada de uma sonoridade proveniente das cordas vocais.

A piada é -charã uma vez que todas estas reacções são provocadas pelo desfecho despropositadamente estúpido da mesma



E. - Podia dar-nos um exemplo concreto?

R. C - Mas concerteza:

«Pessoa 1: Bem, vou ali até à varanda apanhar ar.
Pessoa 2: Como? Com as mãos?»


(...)»

Enfim, resta-nos dizer que a «mesa de cirurgias» da Piada de R. Cotilho é http://ownmind.blogspot.com/.
Vamos todos rir. Vamos todos rir à parva.


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blogue