Estupidologia s. f. - Ciência que estuda a auto-repressão voluntaria da razão e dos sentimentos; interesse pragmatico-investigativo pelos non-sense da vida em colectividade; teoria matemática que defende existir uma relação de proporção directa entre a sensação de felicidade e a acção de mecanismos primários do homem; designação do maior, mais antigo e poderoso lobbie do mundo; empresa familiar de farturas; nome de um blog

sexta-feira

Vamos fazer uma letra de hip-hop

Estupidologia - suplemento jovem


Jovem: queres ser famoso, tipo o Boss AC, tipo Eminem, mas em bom? Então do que é que estás à espera?? Compõe agora a tua música de hip-hop. De hip-hop TUGA! Sim, porque o hip-hop tuga rula e rula muito.

«Mas como? Será que é assim tão fácil?» - perguntam vocês. Sim! Bem, para dizer a verdade, é básico. Aqui tens o caminho para a tua felicidade!

Dúvida existencial MMMCCXLIX, Revista Stupid Atitude, versão portuguesa:

Comé ppl? Fat props pa revista, q é 1a cena mm maneira. Eu queria saber kmo é k s faz pa s ser Mc ké pa ser rico e pa ter dinheiro e pa ser famoso e pa ter damas. Já comprei uma mota, ms n resultou e tou 1a beca f*d*d* pk n facturei nada á pala e inda p cima gamaram-ma. Pensei na cena das rimas do hip-hop e quê pa marcar a minha barra da pausa do cenário do bufo pa tipo impressionar as chavalas. Será que tipo me podem ajudar? Big up pa vcs!


Fig 1. - Décio preocupado com a actual conjuntura internacional

Décio, 17 anos, Quinta da Princesa, Correio dos Leitores da Revista Atitude Estúpida, Julho de 2003

Resposta:

«Olá amiguinho Décio. Então? Como vai a escolinha? Espero que tenhas passado de ano e que te tenhas portado bem, senão o pai natal não te vai dar prendinhas. Espero também que tenhas comido todos os bróculos e as couves-flôr que a tua mamã e o teu papá te mandam concerteza comer. É que estás a crescer, sabes?, e as vitaminas são muito importantes.

Relativamente à tua questão, posso dar-te algumas luzes

1. a letra propriamente dita

a) Marginalidade numa letra de hip-hop que se preze, rima sempre com sociedade. Se a malta pá anda a gamar Fiat Puntos e Honda Civics, a assaltar bombas de gasolina e a dar a boca a ténis (que digam qualquercoisaAir, porque senão não pestam) é tipo por causa da opressão das pessoas e do mundo. Jovem aspirante a Mc: tens que saber expressar esta revolta!

b) Diz muitas vezes Yó,Yó. Na verdade, esta expressão encerra um verdadeiro mistério. Ninguém sabe o que ela quer dizer. Na verdade, - sim !- trata-se de uma questão académica trans-continental, que já moveu sociólogos, linguistas, etnólogos, antropólogos, zoólogos e estupidólogos de todo o mundo e que ainda permanece por esclarecer. De qualquer maneira, amiguinho Décio, é na boa; diz yóyóyó muitas vezes! É sbem e manda pausa.

c) Tens que criar uma imagem na tua letra de que és o maior. Por isso, elogia-te, fala em ti. Olha o Eminem, por exemplo: «I’m the real shady, the one the real shady, please stand up, please stand up». É daquelas coisas que toda a gente está interessada em saber. Que tu és o «real shady». Isso - diria mesmo - contribui e de que maneira para a felicidade da humanidade.

d) Fala de mulheres. Nunca elogies as suas qualidades morais, psicológicas, de personalidade,... que elas não gostam nada! Usa antes o conceito de «gaja», de objecto. Elogia-as! «Tens uma g’anda peida», ou «Bem, que par da mamas"». E lembra-te, petiz: nunca se diz fazer amor, numa letra de hip-hop, mas sim «f*d*r», que é muito mais giro.

e) deves também filosofar. Por exemplo como os Yellow W Van, essa grande banda que só fala o que diz, só diz o que pensa e que só pensa no que fala. Melhor mesmo só Lili Caneças. «Estar vivo é o contrário de estar morto»

2. a tua atitudh

a) Usa roupa FuBu, mesmo que sejas branco. Ninguém sabe que a marca quer dizer For Us By Us e que os fundadores e proprietários são de etnia negra. Só mostra que tens dinheiro para dar por um chapéu que passa a maior parte do tempo virado com a pala para trás.

b) Usa fios de ouro. Têm também a importante finalidade de mostrar que sabes assaltar sítios como deve ser

c) Arranja uma pose de chefe-de-manada. Para reforçar, arranja um pittbull.


Fig. 2 - Evil


Segue este modelo de letra que aqui te deixo:

Título: P*t* da sociedade

(Intro)

Mc a exprimir as suas rimas, Yó, Yó
McDécio a ir às suas primas. Yó. Yó.
Big up pó Miratejo.




(Rimas do bufo)

A sociedade – só maldade, agressividade - é castrativa, destruti-va
Yó. Estou muito revoltado.
Deixa o ppl à deri-va
Yó. Estou tipo bué passado. Irritado. Desanima-do. Atrofia-do. Yó.


Já não se pode enrolar um nite em paz. Yó.
Chibari-a: vai p’rá pi-a, yó, anarqui-a, alegri-a.
Pistola é autoclismo social
Sem estrilho, vai tud’ á m*rd* de uma forma radical Yó


Bala podero-sa, , teimo-sa
Refundida na cabeça de uma ido-sa
Gorduro-sa, que chiba á bófia do business
do Haxe, Rei das ruas nebulo-sas, yó... yó


(Refrão)

A bófia oprime a liberdade de expressão. Legalize. Yó, yo, yó.
Racismo não. Racismo não.
A bófia mata, mata a bófia
Racismo não. Racismo não.


(Rimas do bufo)

Meu people da Costa da Caparica, yó
Só vos deixo esta dica que aqui fica:
Pistola é autoclismo social
Bang-bang, vai tud’ á merda de uma forma radical Yó


Sou fenomenal. Tenho rimas destruido-ras
Sou um poeta. Atleta,
Transformado em Vegeta
Lyrics com o power de um cometa, yó


(Dedicatória final)



Fat props po ppl da Maia, pos meus bros da dreadzone da Arrentela e pa gangsta tribe da Musgueira. Morte aos labregos. McDécio a bombar, yó, yó... Não há nada que enganar yó, yó.. DécioMc é o que tá a dar, yó, yó, e outras coisas acabadas em -ar, yó, yó

Westside!


Sim, desejo conhecer outros westsiders, yó!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blogue