Estupidologia s. f. - Ciência que estuda a auto-repressão voluntaria da razão e dos sentimentos; interesse pragmatico-investigativo pelos non-sense da vida em colectividade; teoria matemática que defende existir uma relação de proporção directa entre a sensação de felicidade e a acção de mecanismos primários do homem; designação do maior, mais antigo e poderoso lobbie do mundo; empresa familiar de farturas; nome de um blog

sábado

O noticiário do dia em que nada aconteceu

[Música do genérico - Ti-titi-ti-ti-ti-ti. Ti-titi-ti-ti-ti-ti.Ti-titi-ti-ti-ti-ti-...]





- Jornal Estupidológico, boa tarde. Surpresa no mundo da informação. Hoje... naaada aconteceu. O facto não só tem deixado em polvorosa todo o panorama da Comunicação Social como tem tido consequências que podem tornar-se dramááááticas para a economia portuguesa. Vamos - desde já - em directo para Monforte da Beira onde está o nosso repórter Luis Antunes. Boa tarde, Luís. Estás justamente, er, neste momento num dos locais onde nada acontece...



- É verdade, Clarabela - boa tarde. Exactamente. Assisto neste preciso momento - não sei se o nosso camera consegue apanhar - à absoluta inactividade social, se bem que bastante adjuvada pela hora da sesta que atravessamos agora. Repare-se - exactament', agora sim, o nosso camera consegue o plano - lá ao fundo, junto ao monte, está ali - precisamente - um pastor. Deitado à. Sombra. Da oliveira. Aliás, oliveira essa que ...



- Luís - desculpa interromper-te -, chegou aqui à redaccção uma informação da Lusa que sugere que se pode tratar de um pastor de ovelhas.



- Exactamente, Clarabela, exactamente. Confirma-se, com efeito, essa informação que a Lusa acabou de adiantar e que, de resto, a Dª Armelinda, que está aqui connosco pode também confirmar. Boa tarde, Dª Armelinda - desculpe lá er...estar er... a interromper er... o almoço - ... o pastor que está lá ao fundo está a tomar conta de ovelhas?



- [Chomp, chomp], ora, poizatão, [chomp, chomp, chomp, chomp] o qu'é q'havia d'sêrih? [Chomp, chomp] Shão ubuêlhas, pôus!... Ó sinhôr, posso mandar bêjinhes p'á minha filha q'tá no Canadá?



-Er, muito obrigado. Confirma-se o drama. Também por aqui... nada acontece. Clarabela.



- Foi o repórter Luís Antunes, directamente de Monforte da Beira, com um pouco do que tem marcado o dia de hoje, em que nada acontece. Para nos ajudar a enquadrar toda esta problemática, temos aqui connosco João Ricardo, professor catedrático de Estupidologia Estupidográfica pela Universidade Estupidológica de Lisboa. Boa tarde, professor. Para quem está lá em casa... quais são as implicações de nada estar a acontecer?



- Bom, procuremos sistematizar de uma forma muito simples - assim a atirar para o português médio - toda esta situação. Existem três aspectos que terão contribuido de sobremaneira para este quadro: a) a subida do metro da fazenda na retrosaria da Dª Lurdes - aliás que o índice norte-americano da meada de lã tem vindo de resto a demonstrar esta tendência; b) o aumento dos fluxos comerciais no eixo Damaia - Arrentela - Cova da Moura e c) - por último, mas não menos importante - , a mudança de posicionamento estratégico da Mariah Carey, que terá ocorrido por volta de meados dos anos 90 e que teve um impacto sociológico profundo, como toda a gente sabe.



- Como contribuiram esses factores para o dramático fenómeno - com esta magnitude só me ocorre o 11 de Setembro - a que estamos a assistir neste momento?



- Bom, muito se tem especulado e nem mesmo as mais altas esferas da análise estupidológica conseguiram chegar ainda a um consenso a esse respeito. Gostaria de deixar aqui aos nossos telespectadores um sublinhado fun-da-men-tal, que é o seguinte: estes factores estão para o nada-estar-a-acontecer-hoje, assim como o Crash da Bolsa de 1929 está para o início do Plano Marshall. Contudo, gostaria de chamar a atenção para um aspecto que se me afigura como digno de uma referência positiva: o nada conseguiu hoje - em definitivo! - um espaço na agenda. Há anos que venho alertando para isto - qual Vitor Constâncio para o défice orçamental português porq...



- João Ricardo, desculpe interromper porque... temos agora - é verdade - imagens do nosso heli que nos mostra imagens im-pres-sio-naaaaaantes do IC19 - exactamente - com o trânsito a fluir com naturalidade... São... com efeito... imaaagens... que... - diria - estigmatiiizam... toda uma... civilização... para... o resto da vida... Aproveito para dizer aos... telespectadores que só agora nos ... sintonizaram que - surpresa das surpresas - nada está - efectivamente - a acontecer, pelo que... estamos, erm, a... acompanhar todos os desenvolvimentos, minuto a minuto, deste dramático acontecimento.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blogue