Estupidologia s. f. - Ciência que estuda a auto-repressão voluntaria da razão e dos sentimentos; interesse pragmatico-investigativo pelos non-sense da vida em colectividade; teoria matemática que defende existir uma relação de proporção directa entre a sensação de felicidade e a acção de mecanismos primários do homem; designação do maior, mais antigo e poderoso lobbie do mundo; empresa familiar de farturas; nome de um blog

domingo

Filosofia Contemporânea II - N.M.Zhao e a Teoria do Contra-Álcool

Gostaria de divulgar ao mundo mais um pensador do séc. XXI.

N.M.Zhao é sem dúvida, juntamente comigo, com Hugo Ricardo e comigo, um dos mais fabulosos teóricos da actualidade.

A sua tese de referência é a chamada Teoria do Contra-Álcool, que teve a ocasião de apresentar numa Conferência a 1 de Janeiro de 2004 numa tertúlia de académicos na Flôr-da-Mata.

Imagine-se que – por acaso - ocorre uma bebedeira. O método terapêutico que este autor propõe para tratar uma ressaca é muito simples e está a revolucionar a Comunidade Científica internacional. Passo a citar:

Se o fogo se combate com o contra-fogo, o álcool da deve ser combatido com o contra-álcool.

N.M.Zhao, in Teoria do Contra-Álcool

De resto, aliás, os russos já tentaram aplicar o método – ver post «As esponjas russas», gentilmente cedido pelo Cotilho – e ao que parece – sim – alguns sobreviveram. É a tese de N.M.Z em beta-testing.

De um pragmatismo a toda a prova, N.M.Z não dedica as suas reflexões apenas à Medicina.

Este filósofo, preocupado com questões ligadas à advocacia e à Argumentação, inspira-se nos sofismas da época clássica para manipular a Gramática com mestria.
Vejamos como o autor em análise aborda, lê, interpreta, determinadas expressões do dia-a-dia.

«Grande jogo de futebol!» - A abordagem hermenêutica da escola zhaoista à frase não é essa do senso comum – urgh, essa coisa má - que optaria por interpretar que se estaria a assistir a um jogo de futebol disputado. Mas que disparate! O que a frase quer dizer – duh! - é que não há jogos grandes uma vez que todos têm cerca de 90 minutos.

Uma crítica levantada aos contestatários da tese zhaoista - nomeadamente os académicos que defendem a Teoria do Ou Não - é a de que há jogos que têm descontos, ou são mesmo levados a prolongamento, facto que relativiza a peremptoriedade do filósofo em causa.

«Dia 10 será lançada a viatura da marca x» - Não, não é um novo carro que vem para o mercado! Algo ou alguma coisa vai pegar na viatura e arremessá-la, provavelmente uma catapulta.

«Que bom jogo de futebol!» - Na mesma linha, o jogo não é bom porque não se come.

«Ó Manel, tu és mesmo um gajo f*d*d*» - Ao contrário do que as pessoas que não estão familiarizadas com a teoria zhaoista pensam, o Manel não é um macho temível, respeitado, reputado. Ele é f*d*d* quando baixa as calças.

Aconselho:

Bibliografia recomendada:

ZHAO, N. Miguel, Teoria do Contra-Álcool, Don-Fen Editora, 2003

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blogue