Estupidologia s. f. - Ciência que estuda a auto-repressão voluntaria da razão e dos sentimentos; interesse pragmatico-investigativo pelos non-sense da vida em colectividade; teoria matemática que defende existir uma relação de proporção directa entre a sensação de felicidade e a acção de mecanismos primários do homem; designação do maior, mais antigo e poderoso lobbie do mundo; empresa familiar de farturas; nome de um blog

sexta-feira

Filosofia contemporânea I - Hugo Ricardo e a Teoria do Duvidismo Céptico

Hugo Ricardo é o responsável pelo ressurgimento contemporâneo do Cepticismo e do Relativismo, desta feita sob a designação de Teoria do Duvidismo Cèptico, mais popularmente conhecido como Ou não.

Trata-se de uma meritória teoria filosófica segundo a qual não existem verdades absolutas mas apenas relativas. Filosofar, pensar, viver, deve então consistir na prática da dúvida. Tudo depende. Tudo poderá ser. Ou não. Existir. Ou não.

Tal postulação tem implicações profundas - ou não - na nossa sociedade, uma vez que é possível duvidar - ou não - de tudo. O duvidismo, para H.R. é céptico porque até da dúvida podemos duvidar.

«Será que o Bibi é que foi violado pelos meninos?»; «Será que estamos parados quando "andamos" e o planeta é que gira quando damos às pernas?» Esta última questão teria consequências políticas de extraordinária importância: «Será que as Torres Gémeas é que chocaram contra os aviões?» São algumas questões extraordinariamente pertinentes que o autor levanta.

As teses de Hugo Ricardo têm-nos sido de grande utilidade. Graças ao Duvidismo céptico foi possível escrever o post «11 de Setembro: Em Busca do Boeing Encantado».

Foi um avião que colidiu contra o Pentágono. Ou não...


Bibliografia recomendada:

RICARDO, H., O Duvidismo Céptico, Fogueteiro Editora, 2002

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blogue