Estupidologia s. f. - Ciência que estuda a auto-repressão voluntaria da razão e dos sentimentos; interesse pragmatico-investigativo pelos non-sense da vida em colectividade; teoria matemática que defende existir uma relação de proporção directa entre a sensação de felicidade e a acção de mecanismos primários do homem; designação do maior, mais antigo e poderoso lobbie do mundo; empresa familiar de farturas; nome de um blog

quarta-feira

1 de Janeiro



Toda a gente sabe. Será feriado.

A razão? Dia da Paz? Nada disso. A ver. É que nesse dia, a estupidologia faz um anito. Ah pois é.

Vá. Quem é amigo?, quem é?, quem é?

segunda-feira

José Castelo Branco tem MSN na Quinta

Um rigoroso EXCLUSIVO estupidologia

O lobbie estupidológico já se encontra há milénios nas sociedades humanas. Disso toda a gente sabe. Atrever-nos-emos mesmo a dizer que foi o primeiro lobbie da humanidade jamais existente, mesmo antes do lobbie dos Tupperwares, da Herbalife e dos Sugos.

A Estupidologia - mui nobre ciência -, sempre interessada por tudo o que contribua para uma certa e determinada dignificação de certos e determinados valores enquadráveis numa certa e determinada doutrinação pro-estupidológica, quis falar com "O" centro da gravidade, com "O" oxigénio, em suma, com "A" razão itself da própria da Existência.


Por demais evidente. Referimo-nos a José Castelo Branco.

Sucede que, para regozijo das elites intelectuais estupidológicas, conseguimos obter junto da produção da Quinta do José Capital-de-distrito-da-Beira-Baixa - é verdade - o seu contacto do MSN. Sim, porque aquilo lá-na-Quinta reina isso-da-incomunicabilidade.

Até que, numa bela tarde ... Tatiana Romanova has just signed in.

E n t r e v i s t a _ c o m . . .
J o s é _C a s t e l o _B r a n c o

Estupidologia - Saudações, «Conde»

Tatiana Romanova - Monsieur Stupidologue! Áááááái que 'tou que nem posso.. 'Pere lá que vou mudar de nick, que este não era p'ra você. Gorda.

E - Antes de mais, obrigado por nos ter adicionado à sua lista de contactos. Devo confessar-lhe, em nome desta comunidade científica, a minha profunda comoção por ter aceite o nosso convite.

JCB - Suas bichas! Estão boazinhas? Suas malucas. Então não havia de aceitar? Olhem lá, quando é que me pagam o que me devem? Uma pessoa pá, anda aqui, esforçada pá, que já nem pode, a aparecer na TVI e na TV7Dias para chegar aos humildes - coitadinhos , que precisam tanto de mim ... - e vocês ??? «Que fico possesso?» Pois concerteza que fico possesso...

E. - (Quando saires, logo fazemos contas. ) «Conde», tenho que lhe fazer esta pergunta. O nosso público, sempre preocupado com os nonsense desta vida, quer saber. Você é ou não é uma zinha?

JCB -Áááááái, q'hórrrrôr! Você está é toda ressabiada... A maluca...

E. - Ressabiado? Como assim?

JCB - Sim. Então, você 'tá praí toda espantadiça, toda espantadiça, toda espantadiça ...

E. - Ah ...

E. - Então e, ó Zé Castéle pá, agora mudando de assunto, o que é que tu achas disso-lá-de-ajudar-os-necessitados?

JCB - Ai eu cá acho muito bem! Olhe, ainda no outro d... er... há muito, muito tempo antes de entrar cá prá quinta tinha comentado com a minha Betty: «Bâibe, ái sinque uí chude élpe de pures»

JCB - Ai e ainda "le" disse mais ! «Bem-aventurados os pobres (...), porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. (...) Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão a misericórdia»

JCB - Mateus 5, Versículos 1 e 7. Tenho dito.

E. - Zé pá, vamos lá a ver s'a gente s'entende: como pode uma pessoa tão extravagante como tu fazer tanta apologia da simplicidade, da pobreza, da humildade e de todos esses valores cristãos? Entras um bocado em contradição...


JCB - Ce n'est pas possible! Não diga disparates! Bah.

JCB - Oh, Senhor, ouvi minha prece. Perdoai a este pobre homem. Sim! Dai-lhe paz no reino dos céus porque ele é pobre de espírito...

JCB - ... Não vê que a simplicidade é uma coisa espiritual? Cá de dentro. Do ênterior. Percêbe? (Ai que limitação, qu'horror! Gente parva. Ai)

E. - Por falar em dentro e em interiores, você e a Betty, a Betty e você...

JCB - Ui! Nem me diga nada. Olhe, ainda no outro d... er... há muito, muito tempo antes de entrar cá prá quinta disse-lhe: «You pig! You cow... Polish my diamond! Ai, iú crâize. Ráide mi agénsst da flóre, chugár»

E.- A sério? E ela?

JCB - E ela tudo bem. Olhe, 'pere, sim?.

JCB - De regresso. Eis-me...

E. - Ena.

JCB - («Eis-me?» Isto faz-me lembrar alguma coisa). Eis-me aqui...

E. - Quem era?

JCB. - Eis-me aqui, Sinhor! E disse-lhe o Sinhor: levanta-te, [...] e pergunta em casa de Judas por um homem [...] chamado Saulo [...]que ele está orando. E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. E respondeu Ananias: Sinhor, de muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

E. -

JCB - Disse-lhe, porém, o Sinhor: "vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. "

E. - ...sempre bíblico, hein? Então mas quem era?

JCB - Eu sou assim. Eu sou assim. Business are business, my friend...

E. - José Castelo Branco, o mundo gostaria de saber. Diga lá: por que se maquilha?

JCB - Tenho o mesmo direito de me maquilhar que as mulheres. Ó'm essa...

E. - Pois. E de usar saltos altos.

JCB. - A mesmíssssima coisa.

E. - E de usar necessaire.

JCB. - Exacto.

E. - E de fazer a sua miss.

JCB. - Precisely. Miss? Agora diz-se brushing. Q'horrôr. Ssssanta ignorância. Não sei se diga, não sei se pense, não sei se faça...

JCB. - Olhe, se calhar vou indo, 'tá? Volto mais tarde.

E. - Mas, mas, mas, ... não poderia dedicar umas últimas palavras à nossa comunidade, que tanto o idolatra?

JCB. - Estupidologia. É um chique. (Qu'horrorsss )

E. - Resta-nos agradecer.

JCB. (a pôr Botox) - ...

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blogue