Estupidologia s. f. - Ciência que estuda a auto-repressão voluntaria da razão e dos sentimentos; interesse pragmatico-investigativo pelos non-sense da vida em colectividade; teoria matemática que defende existir uma relação de proporção directa entre a sensação de felicidade e a acção de mecanismos primários do homem; designação do maior, mais antigo e poderoso lobbie do mundo; empresa familiar de farturas; nome de um blog

domingo

O Zé Dias

Profundamente preocupados com o problema académico da renovação das tipologias caricaturais da sociedade portuguesa contemporânea - qual Ferreira Leite preocupada com o défice - os antropo-estupidólogos António Marçal e Pedro Gabriel vieram reenquadrar, diriamos, redesenhar, redefinir aquilo a que outrora se designava por «Zé Povinho» (séc.XIX/XX), ou por «Toni» (décadas de 80 e 90). É o emergir de um novo conceito de caricatura social para o séc XXI: o «Zé Dias».

Mas, e perguntam vocês, «o que é um Zé Dias?» Citemos os académicos.

«Zé-Dias - s. m. - Todo o indivíduo rústico português e do sexo masculino. Normalmente usa bigode, diz «hã» como quem escreve uma virgula, é amigo de coçar o escroto em locais públicos e acha que sabe falar estrangeiro. [...]
Luis Filipe Vieira e Zezé Camarinha constituem aproximações conseguidas á abrangência significacional da tipologia em questão. (...)»

in Zé Dias e o Camandro: uma dupla de sucesso, António Marçal e Pedro Gabriel

Mas, e pergunta o caro leitor dotado de pénis: «Serei eu um Zé Dias?», «Poderei eu vir a ser um?», ou, de fundamental pertinência, «E isso é bom ou mau?»

E não é que - co'a breca mas que coincidência feliz - a ciência estupidológica se propõe aqui e agora, ajudá-lo a resolver estes seus preocupantes, profundos, diriamos mesmo, dramáticos problemas existenciais que tanto o assolam?

O Perfil do Zé Dias

1. - O Zé Dias vai às compras
Num sábado agradável, limpo e solarengo, o Zé Dias - esse ser inteligente, quase tanto como uma uma garrafa de litro e meio de sumo - decide levar a família a um espaço de lazer - o Continente. Por vezes, e num largo rasgo de criatividade, às vezes chegam mesmo a ir ao Jumbo.
Porque o Zé Dias se preocupa muito com a alimentação dos filhos, leva-os sempre ao McDonald's.

«ó Ricardo Emanuel... hã...não tazóvir a tua mãe? ...Hã? Já te disse. ...Hã? Come o Happy Meal todo, ... hã... senão ...hã... não levas a Pocahontas. Hã?»

2. - O Zé dias atende o telemóvel

«Tá lá?... Atão?... Tou no ótócárre.... Hã?... Sim, vou agora p'ra Cacilhas... Não´tó a óvoir nada... Tá lá? ... Hã? ... Sim... Pá, eu não sei. Pergunta lá iss'ao chefe quelé q'sabe. El'é q'tem a mania q'é bom a mania q'é bom, de maneiras que ... Sim... Hã?...Sim... Pois... Sim... Sim... Não... Pois pois pois pois pois... Éxáto, éxáto, éxáto, éxáto, éxáto... Hã...O código do multibanco dele, hã, é o 9636. Repito, hã?,9636. Mãs não digas a ninguém, hã? Sim... e o NIB dele, hã, é 010000222 000012 0001233321 0007 da Caixa Geral de Depósitos da Cova da Piedade, hã?... mas não digas a ninguém, hã?... pois pois pois pois pois... E o nome completo dele, hã?, é Teodoro Duarte de Sousa. Mas não digas a ninguém, hã?; são coisas que as outras pessoas não têm que saber, não têm que saber... Olha, a minha paragem é a seguir, a gente logo fala melhor, hã?... A morada?, Avenida da Liberdade, hã..., 52, 1ºesq, 2800 Almada... Olha, diz l'a ele que me pague o que me deve. Mas isto não é p'randares aí a espalhar, hã?... Sim, tá, xau, tá xau, adeus, 'té logue, 'té logue, xau, tá, sim, tá, tá, xau, xau, xau...

3. - O Zé Dias vê uma mulher

Ó BOUAH! NÃO QUERES PROVAR DO MEU CHÓRISSE, HÃ? ANDA CÁ ANDA Q'EU JÁ T'DIGATI...! TAS TE A RIRES?, HÃ? TAS TE A RIRES? NÃO TE RIRES!

4. - O Zé Dias vê as notícias

Quando o Zé dias vê as notícias e chega a parte da política, costuma comentar "q'ist'é tud'a mesma coisa", "q'eles querem é inganar agente" ou que " semos da Órópa, semos da Órópa, hã, mas os ordenados não são como os q'há lá fora", o que - segundo a douta opinião do Zé Dias - , "'tá mál".
Instalado no seu sofá, desenvolve, com toda uma fundamentação teórico-argumentativa, uma proposta alternativa de desenvolvimento sustentado:
«Pá, devia d'haver mais hospitais, mais escolas, hã, mais impregos, mais estradas, dar mais subsídes ós agricultores, ós pescadores,... e ódepois, hã, deviam de s'abaixáre os impostes».

5. - O Zé Dias vai de férias

O Zé dias vai sempre de férias em Agosto com os sogros, a mulher e os filhos.

Nas praias do Algarve, para além da incontornavel tanga, o Zé Dias leva as cadeirinhas, a geleira de 30 Litros, o chapeu de praia a dizer Café Delta, boné a dizer Talhos 70 e carapaus para assar.

6. - O Zé Dias pede a conta

«Ó chefe...»

7. - O Zé Dias curte dum som

O HOMEM TRABALHA UMA VIDA INTEIRA PARA UM DIA REGRESSAR
E NO ESTRANGEIRO É SEMPRE UM FORASTEIRO COM SAUDADES DO SEU LAR
NO CORAÇÃO TRÁZ A MULHER QUE AMA E QUE SEMPRE AMARÁ
AQUELA CARA BONITA E AQUELE CORPO DIVINOQUE NUNCA ESQUECERÁ

EU SEI EU SEI ÉS A LINDA PORTUGUESA COM QUEM EU QUERO CASÁÁÁR
JÁ CORRI MUNDO E NÃO ENCONTRO OUTRA IGUAL COM QUEM EU QUEIRA FICÁÁÁR
A MAIS FORMOSA MAIS GOSTOSA DAS MULHERES QUE DEUS PÔDE CRIÁÁÁR
AI A SAUDADE E A ESPERANÇA DE UM DIA VOLTAR PARA A ABRAÇÁÁÁR

É NO INVERNO QUE NO MEU PEITOÉ MAIOR A SOLIDÃO
E É CERTAMENTE DE TER QUE ESPERARPOR AGOSTO EM PORTUGAL
NA MINHA ORAÇÃO EU PEÇO AO SENHORO MILAGRE DE VOLTAR
E OLHAR ESSA CARA BONITA E ESSE CORPO DIVINO QUE NUNCA ESQUECEREI

EU SEI EU SEI ÉS A LINDA PORTUGUESA COM QUEM EU QUERO CASÁÁÁR
JÁ CORRI MUNDO E NÃO ENCONTRO OUTRA IGUALCOM QUEM EU QUEIRA FICÁÁÁR
A MAIS FORMOSA MAIS GOSTOSA DAS MULHERES QUE DEUS PÔDE CRIÁÁÁR
AI A SAUDADE E A ESPERANÇA DE UM DIAVOLTAR PARA A ABRAÇÁÁÁR

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores