Estupidologia s. f. - Ciência que estuda a auto-repressão voluntaria da razão e dos sentimentos; interesse pragmatico-investigativo pelos non-sense da vida em colectividade; teoria matemática que defende existir uma relação de proporção directa entre a sensação de felicidade e a acção de mecanismos primários do homem; designação do maior, mais antigo e poderoso lobbie do mundo; empresa familiar de farturas; nome de um blog

sexta-feira

Conversas na minha terra



Imaginem as senhoras alcoviteiras da vossa vizinhança. Já está? Agora em mau. Pronto. Acabaram de imaginar Monforte da Beira, uma maravilhosa comunidade humana com 200 habitantes no distrito de Castelo Branco, onde o passatempo preferido é espremer a vida dos outros.

- Ó Maritrêza, "diz" q'ontem q'andarem a róbar crutiça lá na tapada...

- "Diz" q'sim, "diz" q'foi o cunhado do Ti Zéi Pichelêro, que "diz" q'agora q'anda muito mále, q'anda muito mále desde q'a melhér o dêchôu.

- Ai a melhèr dêchou-o?

- Dechôu pôus! É q'a casa deles 'tava no nome dela e agora "diz" q'tão pa tribunal "diz" q'tão pa tribunal, e de maneiras q'agora "diz" q'ele and'aflito muit'aflito, muit'aflito porque diz q'a melhér l'alivou tûde.

- Ai a melhér alivou-le tûde?

- Alivou pôus! "Diz" q'a culpa d'eles nã se dárém bém q'é do filho que "diz" que já 'tá há uns pôucos d'ânos na Arrábida Saudita na Arrábida Saudita. De manêras que "diz" q'ele teve p'ra lá um acedente com uma máquena e "diz" q'o siguro nã le quer pagar, nã le quer pagar e a modos q'agora "diz" que nã consegue mandar denhêre p'ra cá, que nã consegue mandar denhêre p'ra cá.

- Ai nã consegue mandar denhêre pra cá?

- Ai pois nã, nã consegue. E "diz" q'o patrão já não le paga, q'o patrão já não le paga, e atão como a zêtôna nã é munta estiâno, os pais cá andam ás turras andam ás turras purq' num há denhêre e a modos q'agora andam munto arreliados munto arreliados munto arreliados.

- E é assim a vida. E é assim a vida.

- A ver se vou tratar do almoço, q'o mê hóme deve tar a chigar da horta.


Coitado do cunhado do Ti Zéi Pichelêro. E o camandro.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores