Estupidologia s. f. - Ciência que estuda a auto-repressão voluntaria da razão e dos sentimentos; interesse pragmatico-investigativo pelos non-sense da vida em colectividade; teoria matemática que defende existir uma relação de proporção directa entre a sensação de felicidade e a acção de mecanismos primários do homem; designação do maior, mais antigo e poderoso lobbie do mundo; empresa familiar de farturas; nome de um blog

terça-feira

Honoris Causa

"Foi criada uma secção no menú lateral denominada de "Estupidologia - Ouve Aqui" (...). A vossa sanidade mental não está salvaguardada. Mas ouçam à mesma."


Programa 1

Programa 2

Programa 3

Programa 4


Parecendo que não, promover a estupidologia enquanto paradigma estruturante do saber humano dá estatuto académico e, vá lá, uma certa vaidade. Quando uma pessoa anda sempre, como eu, com a maior das naturalidades, com a sua toga e traje preto, com um rolo de papiro enrolado na mão, as pessoas comentam "bzbz, olha, lá vai o estupidólogo, bzbz". Vêm ter comigo e pedem-me a opinião sobre coisas, mesmo que eu esteja com o cesto das compras no antebraço na secção das hortaliças.

A mim e não só. A um restrito conjunto de pessoas, todas elas acostumadas a andar de toga, de traje preto e com um rolo de papiro enrolado na mão, nas mais variadísimas situações de convivência, nomeadamente social.

António Marçal, Pedro Gabriel e Tiago Florêncio são estupidólogos incontornáveis porque conseguiram que um programa de rádio com o nome "estupidologia" existisse. Desculpem, há mérito. Se é já de si whatthefuckiano que alguém chame a um blogue "estupi..." coiso, muito menos a um programa de rádio. Era o que faltava agora levar o saber ás pessoas. Muito menos na parte da noite. Muito menos numa rádio. Já é incomodar.

Primeiro, na cadeira de Atelier de Rádio, na universidade, depois, pela região da Grande Lisboa onde o sinal 97.8 da Radar chegava, quais jardineiros, dedicaram-se à disseminação - cirúrigica - das sementes do saber estupidológico. Pedro Gabriel, no seu blog, faz-me recordar dos tempos de universidade e pós-universidade ao disponibilizar programas que andavam perdidos na minha memória...

2 comentários:

peter disse...

Marçal: "ix..."
Tiago: É Lisboa...
Pedro: Lisboa. Lx quer dizer Lisboa
Marçal: Ah, Lisboa...

(...)

Marçal: Eu pensava que era largo...
Tiago: Era o quê?
Marçal: Largo
Pedro: Isso é XL....


É fenomenal!

Anónimo disse...

fico feliz por este projecto,é de valor e merecedor de cotação na bolsa. apoio, veemente, que quando este sitio da net atinja as 50000 visitas, o seu principal moderador ofereça um jantar a todos os visitantes.

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores